coluna tacos 1_edited.png

Todas as peças da série TACØS usam como matéria prima tacos de madeira dotados de muita memória e história. Tacos são pequenos blocos de madeira utilizados como piso na indústria da construção civil e por isso, concebidos para durar muito mais que uma vida. O que geralmente passa desapercebido é que a vida dos tacos não costuma começar por aí. Antes de serem cortados em pequenos blocos, podem ter sido utilizados como peças maiores em vigas estruturais, e antes disso foram árvores. Entes vivos que por muitos anos resistiram a todas as intempéries do tempo e do contexto em que foram inseridas no nosso planeta, até que chegassem na vida adulta com altura e porte necessários para que um trabalhador as aproveitassem e pudesse sustentar sua família em outros tempos.

Hoje, com os novos parâmetros da arquitetura e do design de interiores, tacos estão sendo substituídos por outros revestimentos - como o porcelanato e o cimento queimado. Nesse processo os tacos são sumariamente descartados em contêineres de obra, junto a restos de concreto, vidro, tudo destinado a um aterro de demolição.

No meio de todo esse processo, na Praça da República do Centro de São Paulo, um artista que vai ao mercado fazer as compras da semana passa por um contêiner lotado de tacos de Peroba Rosa e entulho. Aquela visão desperta nele um sentimento misto, de curiosidade e revolta, possibilidade de (re)criação e descrença nos caminhos traçados pela modernidade. Levado por um sentimento de esperança, resgata todos eles em inúmeras viagens do contêiner ao seu apartamento, transportado-os em sua mochila e sacolas de mercado . Higieniza e empilha um a um, e posteriormente os leva para Brasília, sua cidade natal. Na reforma de um apartamento do bloco B da 104 Norte tocada pelos engenheiros conscientes da Salar Construtora, faz mais um resgate de quase 1 tonelada de tacos de Sassafrás, uma das madeiras mais nobres (e cheirosas) que a natureza já fez.

 

Nesse processo inteiramente experimental, movido pela fé na humanidade, pela busca por conscientização acerca do descarte de matéria prima tão nobre, e principalmente por amor à madeira, nasce a série TACØS - composta por tábuas de servir e de corte, peças de decoração e mobiliário, onde tacos com séculos de existência que em uma realidade paralela seriam descartados em um aterro de entulho, agora se tornam protagonistas na arte de Guilherme Carneiro.

marca TACOS_edited_edited.png